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dc.contributor.authorNascimento, Juliane dos Santos-
dc.date.accessioned2021-06-01T14:17:09Z-
dc.date.available2021-06-01T14:17:09Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23537-
dc.descriptionNASCIMENTO, J. dos S. A leitura no ensino fundamental: uma proposta a partir do gênero charge para o ensino remoto em tempos de pandemia. 2021. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre o ensino de leitura e a formação de leitores críticos. Para tanto, delineamos como principal objetivo desta discussão, apresentar como a leitura pode ser mediada na sala de aula a partir do gênero charge. Os objetivos específicos deste trabalho consistem em: i) discutir algumas concepções de leitura, ii) discorrer sobre a abordagem sociointeracionista de ensino e a perspectiva social do letramento, iii) refletir sobre a importância dos gêneros textuais no ensino de leitura, focando na relevância do gênero charge para a formação do leitor crítico. Nossas discussões serão articuladas à luz dos pressupostos teóricos de Martins (1993), Koch e Elias (2010), Oliveira (2010), a partir dos quais apresentaremos algumas concepções de leitura. Em seguida, com base nas autoras Kleiman (2005; 2007) e Soares (2010) refletiremos sobre a importância do letramento nesse processo. Depois, utilizaremos as contribuições teóricas de Marcuschi (2008) para discorrer sobre os gêneros textuais. Por fim, aportados em Koch e Elias (2010), Romualdo (2000) e Solé (1998) discutiremos sobre o surgimento da charge, seu caráter crítico e o impacto que causa na sociedade, como também os tipos de conhecimentos acionados pelo leitor para a leitura e compreensão deste gênero. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório. Assim sendo, este trabalho se justifica pelo fato de comumente encontrarmos alunos com aversão à leitura, como também reconhecermos os altos índices de analfabetismo funcional que correspondem àqueles leitores que não conseguem inferir sentido ao que ler. Outro fator que aponta para a relevância desta pesquisa é que ela oportuniza aos professores de língua portuguesa uma reflexão sobre essa problemática, como também aponta para uma proposta pedagógica que consiste em atividades sugestivas que possam auxiliá-los no encaminhamento da leitura na modalidade de ensino remoto, a partir dos conhecimentos prévios que seus alunos já possuam para acionarem os múltiplos sentidos durante a interpretação textual. Todas as atividades sugeridas neste trabalho foram elaboradas tendo em vista a nova configuração do meio educacional, como também com uma temática voltada para a pandemia considerando imprescindível esta discussão em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectEnsino emotopt_BR
dc.titleA leitura no ensino fundamental: uma proposta a partir do gênero charge para o ensino remoto em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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