Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23546
Título: Nível de aderência ao modelo específico de governança corporativa aplicado a entidade desportiva: um estudo de caso no Clube de Regatas do Flamengo
Autor(es): Maciel, Luiz Guilherme Celestino
Palavras-chave: Modelo de Governança corporativa
Estudo de caso
Clube de Regatas do Flamengo
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: Diante mudanças ocorridas nos modelos de administrações dos clubes de futebol, este estudo tem como objetivo mostrar a aderência do Modelo Específico de Governança Corporativa realizado por Marques e Costa (2016) no Clube de Regatas do Flamengo. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo têm característica descritiva, adotando uma abordagem qualitativa e utilizando-se da técnica de análise de conteúdo com a realização de um check list nas informações divulgadas pelo Flamengo no período de 2016 a 2019, totalizando assim, um período temporal de 4 anos para análise. Os dados foram coletados através das informações divulgadas pelo Clube em seu Estatuto Social, nos Relatórios da Administração, nos Demonstrativos Contábeis, no Código de Ética e no Orçamento Anual, posteriormente foram analisados de forma descritiva e quantitativa através de planilhas e métodos estatísticos do Excel. Os resultados encontrados após a aplicação do Modelo nos dados divulgados pelo Flamengo, indicaram que em 3 dos 4 anos pesquisados, o Clube efetuou uma divulgação de pelo menos 70% dos itens de governança sugeridos. No ano de 2018 não houve publicação do Estatuto Social, deste modo, os dados obtidos no ano evidenciaram que o Flamengo não efetuou divulgação de 73,24% dos elementos do Modelo de Governança. Assim, após a análise dos dados coletados nos 4 anos, pode-se afirmar que o Flamengo atende aos elementos de divulgação proposto Marques e Costa (2016), tendo uma estrutura bem definida de Governança Corporativa aliada a administração do Clube, conforme evidenciação nos relatórios do clube.
Descrição: MACIEL, Luiz Guilherme Celestino. Nível de aderência ao modelo específico de governança corporativa aplicado a entidade desportiva: um estudo de caso no Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23546
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Guilherme C. Maciel.pdfPDF - Luiz Guilherme C. Maciel1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito502.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.