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dc.contributor.authorMaciel, José Carlos de Pontes-
dc.date.accessioned2021-06-01T19:47:10Z-
dc.date.available2021-06-01T19:47:10Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.otherCDD 657.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23547-
dc.descriptionMACIEL, José Carlos de Pontes.Disclosure de informação socioambiental: uma evidência nas empresas altamente poluidoras. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar os relatórios de sustentabilidade referentes ao triênio 2017 a 2019 das empresas dos setores considerados de alto potencial poluidor e utilizador de recursos ambientais segundo o Anexo VIII da Lei nº 6.938 de 1981 que estão listadas na B3, de acordo com os indicadores apresentados pela Global Reporting Initiative (GRI). O trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e documental. Os resultados destacam o desempenho da Petrobras (Categoria de Extração e Tratamento de Minerais), que foi a organização que mais apresentou os indicadores de caráter socioambiental do estudo, e por outro lado a Enauta (Categoria de Extração e Tratamento de Minerais) foi a que elaborou a mais baixa média de indicadores. A categoria de Indústria Química foi a que, dentre as categorias analisadas, expôs o maior índice de apresentação dos indicadores socioambientais. Utilizando a técnica do quartil, observou-se que, entre as empresas da amostra, 44,44% (4 empresas) apresentam bom nível de disclosure, possuindo índices entre 100% e 75% dos indicadores socioambientais, de acordo com os parâmetros da pesquisa; e 55,56% (5 empresas) um nível de disclosure satisfatório, possuindo índices entre 75% a 50%. O estudo conclui também que os indicadores sociais foram apresentados em menor escala quando comparados aos ambientais, os sociais possuem uma média de 55,95% de apresentação nos relatórios, enquanto os ambientais são de 86,11%. Ressalta-se, ainda, a pouca publicação de indicadores que se correlacionam com a preocupação com os stakehoders externos, mais precisamente com os consumidores, que denotaram um incipiente percentual de nível de divulgação, sendo este de 33,33%, considerado todas as empresas de estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roseane Patrícia de Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelatório de Sustentabilidadept_BR
dc.subjectEmpresas Brasileiras - Poluição ambientalpt_BR
dc.subjectIndicadores Ambientaispt_BR
dc.subjectIndicadores Sociaispt_BR
dc.titleDisclosure de informação socioambiental: uma evidência nas empresas altamente poluidoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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