Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuna, Livia Maelly de Medeiros-
dc.date.accessioned2021-06-01T19:49:17Z-
dc.date.available2021-06-01T19:49:17Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.otherCDD 657.378.17-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23549-
dc.descriptionLUNA, M. M. L, Fatores da aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis: Um estudo a luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo é identificar na visão dos discentes quais fatores influenciam a aceitação e o uso dos recursos tecnológicos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Paraíba. O estudo tomou como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia – Modelo UTAUT que determina como fatores que influenciam a aceitação e uso da tecnologia os construtos: Condições Facilitadoras, Expectativa de Esforço, Expectativa de Desempenho e Influência Social. Sobre os procedimentos metodológicos, a pesquisa tem caráter descritivo e é caracterizada como qualitativa quantitativa. A amostra consiste em 88 (oitenta e oito) estudantes devidamente matriculados nos cursos de contabilidade da Paraíba e os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário adaptado da pesquisa de Nganga (2015), disponibilizado aos alunos por meio da ferramenta do Google Forms. Os resultados alcançados indicaram que as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos estudantes de Ciências Contábeis da Paraíba são: e-mail, videoconferências e teleconferência, assim como a internet e os recursos para busca de informação, enquanto a simulação de jogos foi considerada a ferramenta de menor utilização por esses alunos. A inferência estatística identificou correlação significativa e negativa a um nível de confiança de 99% entre o período de curso e o uso do youtube e demais ferramentas de vídeo e áudio, indicando que quanto menor o período cursado pelo estudante, maior o uso de vídeos para aprender contabilidade. Além disso, os resultados da pesquisa indicaram ainda que os construtos apresentaram correlação com a Intenção de Uso, entretanto, a Expectativa de Desempenho obteve resultados mais significativos ao indicar relação a um nível de confiança de 99% com quase todos os itens da Intenção Uso. Diante disso, afirma-se que a Expectativa de Desempenho influência a aceitação e uso dos recursos tecnológicos nos cursos de Ciências Contábeis da Paraíba. Conclui-se que os estudantes da IES acreditam que o uso desses recursos tecnológicos no ambiente de ensino é capaz de melhorar o desempenho e fazer com que eles obtenham maior êxito na aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora Professora Mestre Ádria Tayllo Alves Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCompetência tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação em Contabilidadept_BR
dc.subjectModelo UTAUTpt_BR
dc.titleFatores da aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos discentes do curso de ciências contábeis: um estudo a luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LÍVIA MAELLY DE MEDEIROS LUNA.pdfPDF - LÍVIA MAELLY DE MEDEIROS LUNA907.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf73.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.