Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23551
Título: Governança corporativa: um estudo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis sobre o Compliance em Micro e Pequenas Empresas
Autor(es): Araujo, José Emerson Barbosa de
Palavras-chave: Governança corporativa
Compliance
Micro e pequenas empresas
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos discentes de Ciências Contábeis sobre o compliance em Micro e Pequenas Empresas. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativo e qualitativo, sendo utilizando para coleta de dados Survey. A pesquisa abrange uma amostra de 86 alunos. Foi realizado uma análise na tomada de decisão dos discentes, como se fossem o gerente de uma indústria de laticínio, em 16 cenários que apresentam situações que envolvam o tema compliance. Os resultados encontrados a partir de uma estatística descritiva é que os discentes discordaram em 14 cenários das ações executadas pelos gestores. Por meio desse estudo é possível destacar que os discentes encaram condutas como ações de Marketing e publicidade falsas, discriminação no ambiente de trabalho, falta de ética dos profissionais interligados a empresa e pirataria dos softwares como ações inadmissíveis. Podendo ser concluindo que os discentes das IE fora do Estado da Paraíba atestam estarem mais preparados para um futuro cenário de tomada de decisão como gerente de uma empresa. Além disso é possível afirmar que através do coeficiente de Spearman que nos itens 3, 7, 14 e 16 do questionário tiveram relação significativa negativa com a variável grupo. Assim pode-se assegurar com 95% de certeza que há uma relação considerável entre as instituições.
Descrição: ARAUJO, José Emerson Barbosa de. Governança corporativa: um estudo da percepção dos discentes de Ciências Contábeis sobre o Compliance em Micro e Pequenas Empresas. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraiba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23551
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Emerson B. de Araújo.pdfPDF - José Emerson Barbosa de Araujo503.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdfTermo de Deposito62.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.