Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23554
Título: Os decretos de emergência: um estudo nos municípios do Cariri Paraibano à luz da Teoria da Escolha Pública e da Teoria dos Ciclos Políticos
Autor(es): Vieira, Felipe Alexandre
Palavras-chave: Teoria da escolha pública
Situação de emergência
Ciclos políticos
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: O artigo segrega por ciclos políticos a relação dos gestores municipais para com a união, acerca do comportamento entre reconhecimentos de decretos com situação de emergência na microrregião do Cariri paraibano, no intervalo temporal de 2008 a 2016, pois, apesar da observância de um fenômeno natural como o da falta de chuvas, que resulta na estiagem, verificou-se o papel do comportamento político, bem como os direcionamentos realizados nesse cenário, a fim de satisfazer os desejos da sociedade e uma possível manobra para perpetuação no poder. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Os dados foram coletados nas bases S2ID, IBGE, AESA e TSE. Os resultados indicaram que, em anos eleitorais, existe uma simetria de reconhecimentos de situação de emergência, sendo esse ciclo o que mais apresenta reconhecimentos, ao passo que, quando analisada a incidência de chuvas como parâmetro de nascimento da necessidade do decreto, refletiu em situação diferente, não sendo este um elemento único que mensure o quantitativo de decretos reconhecidos. Quando comparada a ligação partidária, da figura do ministro do desenvolvimento regional, responsável pelos reconhecimentos e disponibilização dos recursos federais, fica perceptível um indicativo de alinhamento que promoveu uma maior facilidade de reconhecimento de decretos com gestores municipais de mesmo partido.
Descrição: VIEIRA, Felipe Alexandre. Os decretos de emergência: um estudo nos municípios do Cariri Paraibano à luz da Teoria da Escolha Pública e da Teoria dos Ciclos Políticos. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23554
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Alexandre Vieira.pdfPDF- Felipe A. Vieira636.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito115.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.