Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23560
Título: Índice relação cintura-estatura com diferentes grupos populacionais brasileiros: Revisão da literatura
Autor(es): Silva, Kilima Emanuel da
Palavras-chave: Educação Física
Fatores de risco à saúde
Relação cintura-estatura
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão na literatura sobre a utilização do índice relação cintura-estatura em diferentes grupos populacionais no Brasil. Para isso, foi realizada busca na base de dados Scielo utilizando as seguintes palavras chave: RCE, relação cintura estatura, razão cintura estatura. Os critérios de inclusão foram artigos originais nacionais que utilizaram o índice relação cintura estatura em grupos populacionais brasileiros. Foram encontrados sete artigos de acordo com os critérios de inclusão. Os resultados encontrados mostram que há poucos estudos utilizando a relação cintura-estatura em publicações científicas; na análise dos artigos verificamos que os estudos desenvolvidos com a população brasileira corroboram com os estudos encontrados na literatura, entretanto não utilizaram ponto de corte recomendados. Desta forma, concluímos que o índice relação cintura-estatura é um método que deve ser utilizado para a avaliação e diagnóstico de fatores de risco relacionados a saúde e que devido a sua precisão e facilidade na aplicação este método deve ser implementado nas avaliações pelos profissionais da área da saúde, inclusive os Profissionais de Educação Física.
Descrição: SILVA, K. E. da. Índice relação cintura-estatura com diferentes grupos populacionais brasileiros: Revisão da literatura. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23560
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kilima Emanuel da Silva.pdfPDF - Kilima Emanuel da Silva298.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.