Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23565
Título: Indicadores de saúde dos trabalhadores de uma cooperativa e uma associação de catadores de resíduos na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Farias, Beatriz Cardoso
Palavras-chave: Parasitoses
Catadores de resíduos sólidos
Saúde do trabalhador
Data do documento: 29-Mai-2019
Resumo: Nos últimos anos a informalidade no trabalho vem crescendo consideravelmente, em consequência principalmente das dificuldades financeiras enfrentadas pela população. Com isso surgem possibilidades de ganhos financeiros para sustento de muitas famílias. Deste modo aparecem as cooperativas de catadores de resíduos sólidos, na busca pela sua cidadania e independência. Esses profissionais são expostos a materiais que podem ser nocivos a saúde e favorecerem o desenvolvimento de algumas patologias. É importante a realização de exames rotineiros para fazer o controle da saúde desses profissionais, evitando o surgimento de doenças resultantes do trabalho com os resíduos contaminados. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado de saúde, através de exames laboratoriais como: hemograma, glicose, parasitológico de fezes e sumário de urina nos trabalhadores de uma cooperativa de Catadores de resíduos COTRAMARE e uma Associação de catadores- ARENSA, ambas na cidade de Campina Grande–PB. Participaram da pesquisa 25 catadores. Os exames foram realizados no Laboratório de Analises Clínicas da Universidade Estadual da Paraíba– LAC-UEPB, no período de outubro de 2017 a outubro de 2018. Observou-se elevado índice de parasitose (46%), algumas alterações sanguíneas: eosinofilia (24%), glicemia (21%), anemia (4%), plaquetopenia (4%), leucocitose (4%) e alterações nos exames de urina (12%). Os pacientes que tiveram seus exames alterados foram encaminhados para um médico participante da pesquisa e o tratamento foi realizado. Conclui-se que os catadores tiveram expressivas alterações nos exames, com destaque para as parasitoses, e que a realização dos exames permitiu o diagnóstico e tratamento precocemente de modo a evitar um maior problema de saúde. Torna-se indispensável à realização de exames periódicos em todos os manipuladores de resíduos e mais cursos de capacitação para essa população.
Descrição: FARIAS, B. C. Indicadores de saúde dos trabalhadores de uma cooperativa e uma associação de catadores de resíduos na cidade de Campina Grande-PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23565
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Cardoso Farias.pdfPDF - Beatriz Cardoso Farias727.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.