Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23566
Título: Contribuição do edublog Detalhes Microbiológicos como recurso pedagógico em Microbiologia e Imunologia
Autor(es): Vieira, Rita de Cássia Ramos
Palavras-chave: Internet
Blogs
Recursos pedagógicos
Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC
Data do documento: 10-Mai-2019
Resumo: A internet é a principal tecnologia de informação e comunicação (TIC) existente e vem impactando o cotidiano das pessoas, transformando o modo de se comunicar, estudar e trabalhar, diminuindo o tempo que um indivíduo leva para acessar e receber informações, influenciando no modo de agir e pensar da sociedade. Devido a sua facilidade de criação e manutenção, o uso de blogs pode facilitar a incorporação das TICs na educação. Neste contexto, surgiu a ideia da criação do edublog Detalhes Microbiológicos com o intuito de expandir a construção da aprendizagem dos alunos de Microbiologia e Imunologia da Universidade Estadual da Paraíba. Portanto, este trabalho teve como objetivo mostrar a contribuição do edublog ao ser utilizado como recurso pedagógico. A metodologia utilizada para análise dos dados obtidos através dos questionários respondidos pelos alunos foi com abordagem quantitativa, e para o edublog, a análise foi realizada através do sistema de estatísticas disponível no Blogger. Quando questionados se o edublog realmente auxiliava na compreensão dos assuntos e na execução de atividades práticas da disciplina 82% responderam que sim, como também, 59% disseram que as atividades realizadas antes de consumir o conteúdo do edublog não teriam o mesmo desempenho que atividades realizadas depois de conhecer o mesmo. Além disso, até 25 de maio de 2019, o edublog conta com um histórico de 88.934 visualizações geral, desde o seu início. Sendo assim, devido a facilidade de interação o edublog colabora para que haja diálogos entre diferentes grupos e turmas, permitindo que redes de aprendizagem sejam construídas.
Descrição: VIEIRA, R. de C. R. Contribuição do edublog Detalhes Microbiológicos como recurso pedagógico em Microbiologia e Imunologia. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23566
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia Ramos Vieira.pdfPDF - Rita de Cássia Ramos Vieira2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.