Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23571
Título: Empeçonhamento por cobra preta [PSEUDOBOA NIGRA (DUMÉRIL, BIBRON & DUMÉRIL, 1854)] no brejo paraibano: Um relato de caso
Autor(es): Carvalho, Rodrigo Galvão de
Palavras-chave: Coagulação
Hemostasia
Dipsadidae
Serpentes
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho é um relato de caso de um acidente ofídico com a serpente Pseudoboa nigra em um indivíduo do sexo masculino, 36 anos, atendido no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes/Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG) PB, Brasil. O paciente foi picado no membro inferior direito (próximo ao tornozelo) e trouxe consigo o espécime responsável pelo acidente. Para fins de identificação, o espécime foi encaminhado para o Laboratório de Animais Peçonhentos e Toxinas (LAPTOX), da Universidade Estadual da Paraíba, sendo positivamente como uma fêmea adulta de Pseudoboa nigra. Na admissão, o paciente apresentava sinais e sintomas locais e sistêmicos de empeçonhamento, como: eritema e edema discretos no local da picada, também se observou discreta lesão no suposto ponto de inoculação. O paciente ainda relatou queixa de dor no local da picada, e também náuseas e cefaléia. Em adição, apresentou alterações laboratoriais referentes a alguns parâmetros da coagulação. O paciente foi avaliado pelo corpo clínico do hospital e do Ciatox-CG. As condutas adotadas como medidas sintomáticas foram: elevação do membro picado, hidratação com soro iv, administração de analgésico iv, medicamento contra náuseas iv, que visaram tratar os sintomas apresentados na admissão, e o acompanhamento da evolução do paciente, não havendo a utilização de soroterapia, por não haver soro antiveneno especifico para este gênero de serpentes. Decorridas 36 horas do atendimento inicial, o paciente apresentou evolução positiva, com regressão dos sintomas sistêmicos e normalização dos parâmetros nos testes laboratoriais, recebendo alta médica com diagnóstico de cura. Este relato de caso é ao que se sabe, o primeiro registro de um empeçonhamento humano causado pela serpente Pseudoboa nigra.
Descrição: CARVALHO, R. G. de. Empeçonhamento por cobra preta [PSEUDOBOA NIGRA (DUMÉRIL, BIBRON & DUMÉRIL, 1854)] no brejo paraibano: Um relato de caso. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23571
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Galvão de Carvalho.pdfPDF - Rodrigo Galvão de Carvalho1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.