Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23573
Título: Performance de estimadores de riqueza para inventários de macroinvertebrados em reservatórios
Autor(es): Brito, Pablo Gouveia
Palavras-chave: Inventário biológico
Bacias hidrográficas
Macroinvertebrados bentônicos
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: A utilização de inventários biológicos, associada a estimativa da riqueza de espécies, representa uma ferramenta útil para subsidiar informações voltadas ao manejo e a conservação dos ecossistemas. Este estudo teve como objetivos: i) avaliar comparativamente a eficiência de estimadores de riqueza não-paramétricos e ii) avaliar se a eficiência de estimadores é alterada quando aplicada em bacias hidrográficas em diferentes ecorregiões. O estudo foi realizado em duas bacias hidrográficas (Piranhas-Assu e Paraíba), localizadas em duas ecorregiões do semiárido (Depressão Sertaneja Meridional e Depressão Sertaneja Meridional) e para cada bacia hidrográfica foram selecionados 3 reservatórios. Os macroinvertebrados foram amostrados em 4 períodos (Junho, Setembro, Dezembro de 2014 e Março de 2015), em 141 sites distribuídos na zona litorânea dos reservatórios. Foram analisados comparativamente seis estimadores de riqueza não- paramétricos: Jackknife 1, Jackknife 2, Chao1, Chao 2, ICE (Incidence-based Coverage Estimator) e Bootstrap, além três indicadores: enviesamento, precisão e acurácia. Nossos resultados mostram que os estimadores os estimadores ICE, Chao2, Jackknife1 e Jackknife2 apresentam resultados mais estáveis sobre a riqueza total das espécies, no entanto diferiram quanto ao viés, precisão e acurácia entre as ecorregiões, entre os estimadores estudados o ICE e o Jackknife 2 obtiveram melhor resultado. Podemos concluir que os estimadores de riqueza sofrem influência da variação no número de amostras, o que pode resultar em diferenças de viés, acurácia e precisão, se mostrando uteis na elaboração de inventários biológicos.
Descrição: BRITO, P. G. Performance de estimadores de riqueza para inventários de macroinvertebrados em reservatórios. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23573
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Gouveia Brito.pdfPDF - Pablo Gouveia Brito2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.