Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23575
Título: A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica
Autor(es): Mendonça, Jéssica Moreno de
Palavras-chave: Trabalho docente
Formação inicial
Residência pedagógica
Data do documento: 13-Mai-2021
Resumo: Compreender o que é o trabalho do professor é um passo muito importante para quem almeja seguir essa profissão, pois é a partir dessa compreensão que os graduandos poderão se afirmar ou não como professores. Para isso, é necessário que o graduando passe algum tempo no futuro campo de atuação e, a partir dessas experiências, construa um entendimento mais amplo do que seja o trabalho docente. É nesse sentido então que o presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a compreensão de graduandos em Letras da UEPB campus III acerca do trabalho docente após participarem do Programa de Residência Pedagógica (doravante PRP). Dessa forma, seguindo os passos de uma pesquisa qualitativa, inicialmente aplicamos um questionário para alguns estudantes de Letras que fizeram parte do PRP. A partir dos dados gerados, buscamos identificar nas falas desses estudantes suas compreensões acerca do trabalho do professor e a importância da prática para que estes construíssem suas compreensões. Assim sendo, citamos como aporte teórico para as nossas discussões autores como: Pimenta e Lima (2011), Silva (2014), Barreiro e Gebran (2006), Machado (2007) entre outros, no intuito de encontrarmos direcionamento para refletir acerca do que essa pesquisa propõe. Os resultados deste trabalho reafirmam o quanto é importante que o professor em formação inicial seja inserido, ainda durante a graduação, em programas como o PRP para que ele possa vivenciar de maneira mais próxima a realidade docente e, assim, compreender aspectos que só a vivência neste contexto poderá oportunizar.
Descrição: MENDONÇA, J. M. de. A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23575
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Moreno de MendonçaPDF - Jéssica Moreno de Mendonça395.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito600.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.