Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23576
Título: O Ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento: uma proposta a partir do gênero relato pessoal
Autor(es): Rodrigues, Eliza Vitória de Carvalho
Palavras-chave: Língua inglesa
Projeto de letramento
Gêneros textuais
Relato pessoal
Data do documento: 11-Mai-2021
Resumo: O ensino de línguas estrangeiras passou por inúmeras transformações ao longo dos anos, partindo de concepções mais centradas no papel do professor para abordagens voltadas ao importante papel desempenhado pelo aluno na construção de seu próprio conhecimento. E não somente isso, mas a concepção de ensino também vem sendo alterada, pois, para uma proficiência satisfatória na língua estrangeira, ela não deve ser ensinada apenas a partir de suas regras gramaticais, mas sim, a partir de um contato constante com usos efetivos dela. Para isso, propostas de projetos de letramento, a partir da mediação de gêneros textuais diversos, surgem como uma possibilidade de permitir aos alunos uma utilização prática da língua em situações e problematizações presentes no seu contexto real de vida. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir acerca do ensino de língua inglesa a luz da perspectiva social do letramento, apresentando uma proposta de projeto a partir do gênero relato pessoal que pode ser aplicada em turmas do 9º ano do ensino fundamental. O intuito de tal proposta é apresentar uma possibilidade de levar para a sala de aula, atividades que ressignifiquem o ensino de inglês e promovam uma percepção mais ampliada acerca do uso social dessa língua. Dessa forma, por buscar se aprofundar na compreensão teórica de determinado fenômeno, nosso trabalho é de cunho qualitativo e bibliográfico. Para tanto, utilizamos como aporte teórico as contribuições de autores, como: Oliveira (2014), Moran (2018), Soares (2010), Tinoco (2013), Coppi (2016) entre outros. Sendo assim, esperamos que a nossa proposta possa contribuir com professores de língua inglesa, levando-os a refletir sobre (e se possível aderir ao) ensino da perspectiva dos projetos de letramento, o qual pode promover um aprendizado proficiente e significativo da língua.
Descrição: RODRIGUES, E. V. de C. O ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento: uma proposta a partir do gênero relato pessoal. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23576
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Eliza Vitória de Carvalho Rodrigues.pdfPDF- Eliza Vitória de Carvalho Rodrigues.pdf862.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito303.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.