Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23580
Título: Políticas Públicas para Mulheres do Campo: estudo de caso na associação das mulheres do Bolo de Várzea Comprida dos Oliveiras, em Pombal, Paraíba
Autor(es): Dutra, Yasnaia Pollyanna Werton
Palavras-chave: Políticas públicas
Associativismo
Empoderamento das mulheres
Agricultoras
Data do documento: 17-Mai-2021
Resumo: Este estudo tem como foco os impactos das políticas públicas para a inclusão social e promoção da cidadania da mulher do campo. Buscando responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são os reflexos das políticas públicas para as agricultoras familiares associadas à Padaria Comunitária da marca Bolo dos Oliveiras? O objetivo geral da pesquisa é investigar a percepção das agricultoras sobre a importância da implementação de políticas públicas e do associativismo para a promoção da cidadania da mulher trabalhadora do meio rural. A escolha do tema surgiu a partir da vivência como prefeita de Pombal e na observação das transformações ocorridas com as mulheres agricultoras e associadas à Padaria Comunitária. A justificativa da pesquisa remeta à relevância científica e social de destacar que existem desigualdades de gênero, mostrando as principais exemplificações na percepção das camponesas. A pesquisa é realizada por meio de um estudo de caso e levantamento de campo na Padaria Comunitária, formada por 20 agricultoras, dentre as quais, quatro mulheres associadas foram entrevistadas. Os resultados apontam que, com a formalização da Padaria Comunitária, o associativismo e as políticas públicas são agentes transformadores das agricultoras associadas, por meio dos processos produtivos de bolos, pães e biscoitos. Podendo concluir que o empoderamento das mulheres agricultoras perpassa pela implantação de políticas públicas que fomentem a superação das desigualdades de gênero no meio rural e a geração de renda das mulheres agricultoras por meio do associativismo.
Descrição: DUTRA, Yasnaia Pollyanna Werton. Políticas Públicas para Mulheres do Campo: estudo de caso na associação das mulheres do Bolo de Várzea Comprida dos Oliveiras, em Pombal, Paraíba. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Pública -Tecnólogo) – Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23580
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasnaia Pollyanna Werton Dutra.pdfPDF - Yasnaia Pollyanna Werton Dutra427.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito72.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.