Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23585
Título: A ancestralidade em "Os Nove Pentes D'África" de Cidinhada Silva
Autor(es): Silva, Jessica de Souza Moura da
Palavras-chave: Ancestralidade negra
Literatura Infantil afro-brasileira
Lei 10.639/03
Data do documento: 19-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tecer uma análise de como o tema da ancestralidade está presente na obra “Os nove pentes d’África” de Cidinha da Silva. Ao mesmo tempo discute a importância da inserção da obra nos meios acadêmicos/bibliotecas escolares, colaborando para a construção de identidade de crianças negras. Trata-se de uma análise de cunho bibliográfico e interpretativo no que diz respeito à ancestralidade presente na obra, destacando o importante papel da mesma no contexto das leituras escolares, à luz do que pontua a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas. Para este estudo, lançamos mão dos pressupostos teóricos apontados por Araújo (2019), Nogueira (2008), Jovino (2006), Abreu (2010), Proença (2004), Silva (2010), Mariosa; Reis (2011), Munanga (2011), entre outros. A partir da análise, verificamos como a ancestralidade contribui de forma positiva para a ressignificação das raízes identitárias africanas, contribuindo para a formação da identidade de crianças negras, assim como para o ensinamento sobre a diversidade e o respeito pelo outro. A ancestralidade faz parte da memória e história do indivíduo, sendo também o legado dos antepassados. Pela ancestralidade, a literatura afro-brasileira pontua visibilidade ao negro, antes representado na literatura pelas marcas do processo de escravidão. Na contemporaneidade, autores contemporâneos, dentre eles Cidinha da Silva, representam o negro quebrando e rompendo preconceitos.
Descrição: SILVA, J. de S. M. da. A ancestralidade em "Os nove pentes d'África" de Cidinha da Silva. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23585
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica de Souza Moura da SilvaPDF - Jéssica de Souza Moura da Silva736.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito129.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.