Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23586
Título: "Aqueles dois": O olhar acusador da sociedade sobre os corpos e as diferenças, no conto de Caio Fernando Abreu
Autor(es): Santos, Marcelo Valcácio dos
Palavras-chave: Caio Fernando abreu
Sociedade
Repressão
Identidade
"Aqueles dois"
Data do documento: 12-Mai-2021
Resumo: A sociedade é um lugar de pluralidades, formada por indivíduos que a todo momento emanam suas ideologias, através de discursos criados na relação de convivência e interação. Dessa forma, entende-se que as identidades dos sujeitos são construídas e se modificam de acordo com o ambiente no qual estão inseridos. Paralelo a essa sociedade plural, que organiza suas identidades através das interações possíveis, tem-se um ambiente de exclusão, repressão e que usa dos comportamentos e dos detalhes para apontar e acusar os sujeitos e sua existência. Este trabalho propôs identificar essas formas de repressão presentes na sociedade, através de uma análise do conto “Aqueles dois”, pertencente à obra Morangos mofados, escrita por Caio Fernando Abreu. A fim de atingir os objetivos pré-estabelecidos, esta pesquisa foi realizada sob metodologia de cunho qualitativo, considerando a realidade social das relações humanas e dos determinados grupos representados no conto. Para tanto foram considerados os pressupostos teóricos e ideias postuladas por Michel Foucault, Stuart Hall e estudiosos cujas reflexões orientaram para a construção desta análise. Observou-se, através da narrativa analisada, a maneira acusadora e repressora com que a sociedade enxerga a relação dos personagens Raul e Saul, que, por sua vez, representa todas as relações que não condizem com os padrões socialmente estabelecidos. É considerado, ainda, através das constatações, a necessidade dos estudos que buscam investigar e mostrar a violência da sociedade, como reação às diferenças apresentadas por meio dos corpos e dos comportamentos, excluindo e marginalizando de forma repressora os indivíduos e suas diferenças.
Descrição: SANTOS, M. V. dos. "Aqueles dois": o olhar acusador da sociedade sobre os corpos e as diferenças, no conto de Caio Fernando Abreu. 2021. 32f. trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23586
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Valcácio dos Santos.pdfPDF - Marcelo Valcácio dos Santos525.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfTermo de depósito707.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.