Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Cicleide Venâncio dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T17:34:40Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T17:34:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23621 | - |
dc.description | SANTOS, C. V. dos. A variação linguística a partir de letra de funk: uma proposta de intervenção para o ensino médio. 2021.28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir dos conhecimentos sobre a heterogeneidade da língua, o presente trabalho visa abordar a temática das variações linguísticas com o objetivo de propor uma intervenção, contextualizada ao gênero funk, que possa ser aplicada em sala de aula em turmas do ensino médio. Nossa principal motivação para a produção deste trabalho, é a promoção da desmitificação e a desconstrução do chamado preconceito linguístico a partir de uma reflexão sobre a dinamicidade da língua e dos fatores responsáveis pelas suas variações. Para tanto, iremos propor um momento pedagógico através do gênero musical funk, com o intuito de utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, demonstrando para os alunos o quanto nossa língua é diversificada e variável. No decorrer deste trabalho, também iremos enfatizar a importância de conhecer a nossa língua materna tanto por parte dos alunos como também dos professores, bem como abordar os conceitos teóricos e práticos de cada tipo de variação. Dessa forma, a presente pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como suporte teórico, autores como: Antunes (2009), Bagno (2007; 2009; 2013), Bortoni- Ricardo (2004), Câmara Jr. (2011), Cezario & Votre (2011), entre outros. Esperamos que as discussões apresentadas, bem como a proposta de intervenção, sejam significativas tanto para os docentes quanto para os estudantes, no que diz respeito à abordagem das variações linguísticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karla Valéria Araújo Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Variações linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Proposta de intervenção | pt_BR |
dc.subject | Letra de funk | pt_BR |
dc.title | A variação linguística a partir de letra de funk: uma proposta de intervenção para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Cicleide Venâncio dos Santos | PDF- Cicleide Venâncio dos Santos | 751.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.