Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23622
Título: Pinos Estéticos de Fibra de Vidro
Autor(es): Araújo, Anna Clara Gomes de
Palavras-chave: Odontologia
Estética dentária
Materiais dentários
Data do documento: 6-Mai-2021
Resumo: A odontologia e suas áreas se baseiam em práticas minimamente invasivas sobre o conceito de uma odontologia conservadora. A dentística a cada dia demonstra grandes avanços nas técnicas e materiais, estes sendo aplicados de forma a preservar a estrutura dentária. Neste sentido, os pinos estéticos de fibra de vidro se destacam como uma alternativa de pinos intrarradiculares para a reabilitação de dentes endodonticamente tratados com extensas perdas coronárias. Dentre as vantagens destes pinos temos a excelente estética, boas propriedades biomecânicas, facilidade de execução da técnica, baixo custo e biocompatibilidade. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os pinos estéticos de fibra de vidro enfatizando as suas propriedades, indicações, contraindicações, vantagens, desvantagens e protocolo clínico. Este estudo caracterizou–se por uma busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicos: PubMED/Medline, Lilacs e Google Acadêmico, limitando–se a busca ao período de 2000 a 2021. Foram consultados 4.169 trabalhos e 71 foram selecionados após uma criteriosa filtragem. Assim, pode–se concluir que a reabilitação com pinos de fibra de vidro torna–se uma ótima escolha para dentes tratados endodonticamente com extensa perda coronária e que tenham indicação para a instalação de pinos intrarradiculares, devido estes pinos apresentarem características mecânicas e estéticas favoráveis ao remanescente dentário. Ademais, os pinos de fibra de vidro permitem a devolução da forma e função da unidade dentária de forma satisfatória desde que a técnica seja realizada de forma criteriosa.
Descrição: ARAÚJO, Anna Clara Gomes de. Pinos estéticos de fibra de vidro. 2021. 128f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23622
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Anna Clara Gomes de Araújo.pdfPDF- Anna Clara Gomes de Araújo2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito437.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.