Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23623
Título: Indicadores de desempenho econômico financeiro e eventos fortuitos nas corporações: o caso do Covid-19 nas empresas do ranking Forbes 2020
Autor(es): Rêgo, Wemerson de Freitas
Palavras-chave: Indicadores econômico-financeiros
Empresas do ranking Forbes
Covid
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: O objetivo desse trabalho foi identificar as variações comportamentais de indicadores econômicos financeiros das cinco maiores empresas do Brasil segundo pontuação definida por meio de métricas como vendas, lucros, ativos e valor de mercado do ranking Forbes 2020, usando como recorte temporal os anos de 2016 a 2020, observando se há algum impacto significativo nesses indicadores em decorrência da pandemia da Covid-19. Trata-se de um trabalho descritivo, exploratório, documental, utilizando-se dos relatórios financeiros das empresas para coleta de dados. Optou-se, como amostra da pesquisa, as primeiras 5 empresas do ranking Forbes 2020 que cotizam suas ações na B3, sendo elas: Petrobrás, Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e JBS. Os indicadores econômicos financeiros avaliados foram: Ativo, passivo, Lucro Líquido, EBITDA, Perda Estimada com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD), Preço das ações e Preço sobre lucro. Os principais resultados apontam que, entre os indicadores estudados, o Lucro Líquido foi o indicador que mais se destacou negativamente, pois todas as entidades estudadas tiveram queda neste indicador, o que não ocorria nos anos anteriores, e o indicador Ativo foi o que apresentou um certo crescimento, pois manteve a tendência de alta dos anos anteriores, em relação a este último indicador, o Itaú, foi a empresa que apresentou maior crescimento no ano de 2020. As empresas que apresentaram melhor desempenho econômico financeiro, ao comparar o exercício 2020 com os exercícios anteriores, foram Banco do Brasil, Bradesco e JBS, e as que apresentaram piores desempenhos foram Itaú e Petrobrás. Por fim, pôde-se perceber que as empresas da amostra, embora afetadas pela pandemia, conseguiram, de modo geral, apresentar bons níveis de indicadores econômico financeiros.
Descrição: RÊGO, Wemerson de Freitas. Indicadores de desempenho econômico-financeiro e eventos fortuitos nas corporações: o caso do Covid-19 nas empresas do Ranking Forbes 2020. 2021. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23623
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wemerson de Freitas Rego.pdfPDF - Wemerson de Freitas Rego1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.