Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23633
Título: Finanças comportamentais: um estudo com base na teoria do prospecto
Autor(es): Souza, Jailson Gomes de
Palavras-chave: Finanças comportamentais
Teoria da Utilidade Esperada
Teoria do Prospecto
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: As Finanças Comportamentais não procuram determinar o comportamento racional ou irracional, mas sim compreender e prever os métodos de escolhas psicológicas de cada indivíduo. A Teoria do Prospecto elaborada por Kahneman e Tvesky (1979) explica o efeito certeza, efeito reflexão, efeito isolamento e a atitude perante o risco de situações que violam a teoria da utilidade esperada. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar como se comportam os discentes em Ciências Contábeis quanto a sua opção de investimentos com base nas Finanças Comportamentais. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa, quantitativa e descritiva com a análise proposta por Kahneman e Tversky (1979) e aplicação adaptada do questionário deste trabalho seminal. Foram avaliados discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada no município de Campina Grande- PB, cursando os períodos 8° e 9°, com a faixa etária de 21 a 50 anos. No qual foi feita a média dos prospectos e obteve o resultado que 71,4% dos discentes optaram por escolhas mais conservadoras no campo dos ganhos, evidenciando a aversão ao risco. Em relação ao comportamento dos discentes frente à tomada de decisão foi observado que 82,6% dos participantes optaram pelo ganho certo destacando o Efeito Certeza. De uma forma geral, pode-se concluir que os respondentes demonstraram violações de premissas da Teoria Utilidade Esperada e que é possível entender o comportamento dos investidores na tomada de decisão utilizando as Finanças Comportamentais como alternativa.
Descrição: SOUZA, Jailson Gomes de. Finanças comportamentais:: um estudo com base na teoria do prospecto. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) Universidade Estadual da Paraíba - 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23633
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF – Jailson.pdfPDF - Jailson Gomes de Souza418.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf117.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.