Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23634
Título: Arquivos universitários: respaldo legal e exigências do MEC
Autor(es): Barbosa, Maria Betânia Vitorino de Oliveira
Palavras-chave: Arquivos universitários
Instituições de ensino superior
Acervo acadêmico
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal discorrer sobre os arquivos acadêmicos. De acordo com o art. 37 da Portaria de nº 315, de 04 de abril de 2018, o acervo acadêmico é um conjunto de documentos produzidos e recebidos por instituições públicas ou privadas que ofertam educação superior, pertencentes ao sistema federal de ensino, referentes à vida acadêmica dos estudantes e necessários para comprovar seus estudos. A organização dos arquivos, seja qual for sua especificidade, torna-se uma tarefa árdua, porém necessária para que a memória, a construção da identidade de um povo e do conhecimento sejam valorizadas e materializadas. Para isso, é essencial que as instituições de ensino superior tenham consciência da relevância dos seus arquivos. Este trabalho está dividido em tópico e subdivisões que abordam desde a contextualização do ensino superior no Brasil, até a gestão documental e seus respaldos legais. Quanto ao tipo de pesquisa, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e ao que concerne à metodologia, foi adotada a qualitativa. O que se espera como resultado deste trabalho é que ele possa contribuir com os estudos da arquivologia, acerca destes arquivos especializados, e com isso consolidem as unidades de arquivo e também consolidem a atuação dos arquivistas.
Descrição: BARBOSA, M. B. V. de O. Arquivos universitários: respaldo legal e exigências do MEC. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23634
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Betânia Vitorino de Oliveira Barbosa.pdftcc569.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO .pdfTermo210.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.