Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23646
Título: Índices de governança corporativa e a utilização das Big Fours: um estudo das companhias listada no IBrX-100
Autor(es): Macedo, Aline Rayane Sousa de
Palavras-chave: Governança corporativa
índices de governança
Auditoria independente
Big fours
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar qual a relação dos índices de Governança Corporativa e a utilização das Big Fours das companhias listadas no IBrX-100 dos diversos mercados de atuação. A presente pesquisa tem característica descritiva, de natureza quantitativa e análise documental. Foram analisados o IBrX- 100 listadas pela B3 a amostra final foi composta 79 empresas, sendo 57 do novo mercado enquanto o demais segmentos é composto por 22 empresas. Foram analisadas as empresas auditadas por Big Fours e não Big Fours e qual delas fazem parte dos ITAG, IGC e do IGCT. Os resultados encontrados na estatística descritiva observam-se que a maioria das companhias são do Novo Mercado e auditadas por Big Fours e com médias superiores 0,8 possuindo boas práticas de GC. A Correlação de Spearman verifica-se que as companhias Novo Mercado têm relação positiva com 95% de nível de confiança entre os grupos e os Índices de GC, a variável Big Fours não obteve relação significativa com as outras variáveis. O teste Wilcoxon-Mann-Whitney foi verificado com significância superior a 5% que as médias da Big Fours, IGC e IGCT das companhias do novo mercado são iguais às médias companhias dos demais segmentos. Em relação a variável ITAG as médias das companhias do Novo Mercado e demais segmentos, rejeitou a hipótese nula. Dessa forma conclui-se que as empresas auditadas por Big Fours não têm relação com os Índices de GC das companhias listadas no IBrX- 100 e não influência na classificação mercado de atuação.
Descrição: MACEDO, Aline Rayane Sousa de. Índices de governança corporativa e a utilização das Big Fours: um estudo das companhias listada no IBrX-100. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas ,Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23646
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito - Aline Rayane.pdfTermo de Deposito - Aline Rayane724.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Aline Rayane.pdf431.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.