Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23664
Título: Um breve estudo sobre os novos danos da responsabilidade civil
Autor(es): Oliveira Filho, Germano José de
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Novos danos
Constitucionalização do direito civil
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Três espécies autônomas de danos são concebidas pelo texto constitucional: material, moral e à imagem. Atualmente há divergentes pensamentos acerca do alargamento das espécies de danos que podem ser concebidos na seara da responsabilidade civil. O presente trabalho desenvolve conceitos e traz as principais discussões que gravitam em torno da responsabilidade civil. O objetivo geral deste estudo é compreender se a autonomia dos Novos Danos na Responsabilidade Civil traz prejuízos ou é inovador para a seara jurídico-civilista. Há ainda o interesse de trazer respostas a questionamento se é possível o reconhecimento de novos danos indenizáveis com autonomia mesmo que a Constituição da República tenha já descrito as espécies com autonomia. Para tanto, utiliza-se de uma investigação dos métodos dedutivo e descritivo. Por fim, o estudo conclui que seria uma possibilidade considerar que, alguns dos Novos Danos podem ser inseridos no rol dos danos já identificados na Constituição Federal e resguardados pela legislação civil, na condição de subespécies. Outros, por advirem de situações com maior complexidade, precisam ser validados, inclusive legalmente, a partir da iniciativa legislativa, alçando a rigor de lei a sua proteção.
Descrição: OLIVEIRA FILHO, G. J. de. Um breve estudo sobre os novos danos da responsabilidade civil. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira , 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23664
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Germano José de Oliveira FilhoPDF - Germano José de Oliveira Filho373.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito500.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.