Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Janaina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T23:15:37Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08T23:15:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23665 | - |
dc.description | ANDRADE, J. S. As histórias em quadrinhos no processo da alfabetização e letramento. 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo compreender a importância da utilização das Histórias em Quadrinhos enquanto recurso didático pedagógico no processo de alfabetização e letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Sabemos que no contexto atual da educação brasileira é desafiante o desenvolvimento do ato de alfabetizar e letrar. Neste sentido, buscamos indagar como o uso das Histórias em Quadrinhos enquanto recurso pedagógico pode contribuir para o processo de alfabetização e letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental? Ante ao contexto pandêmico da Covid-19, este estudo foi arremetido a uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. As principais etapas deste trabalho incluíram o estudo de livros, artigos, documentos normativos e orientadores do sistema educacional brasileiro e sites. Desta forma, para esse embasamento teórico utilizamos estudos que abrangem a alfabetização e letramento, com a utilização dos estudos de Kleiman (2014); Soares (2004); Soares (2010); Tfouni (2010). Correlacionamos as discussões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); e o Plano Nacional de Educação (PNE). Para situar discussões e reflexões em torno das Histórias em Quadrinhos utilizamos estudos de Rama e Vergueiro (2018); Vergueiro (2017); Vergueiro e Ramos (2009) e, entre outros. As discussões apontam as HQs como recurso didático pedagógico contribuinte na formação dos sujeitos, e a necessidade de conhecer e desenvolver estratégias que as envolvam em sala de aula no processo de alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.title | As histórias em quadrinhos no processo da alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janaina Silva Andrade | PDF - Janaina Silva Andrade | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 508.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.