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dc.contributor.authorBarreto, Raísa Queiroga-
dc.date.accessioned2021-06-08T23:31:53Z-
dc.date.available2021-06-08T23:31:53Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.otherCDD 379-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23666-
dc.descriptionBARRETO, R. Q. Programa Saúde na Escola e as práticas intersetoriais das políticas públicas. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Saúde na Escola – PSE foi implantado no Brasil através do Decreto Presidencial N° 6.286 de 5 de dezembro de 2017, no governo de Luís Inácio Lula da Silva com o objetivo de integração e articulação permanente entre educação e saúde promovendo, assim, práticas intersetoriais entre Políticas Públicas de Educação e Saúde. O PSE reúne estratégias que visam à constituição da formação integral dos seus usuários por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, no universo escolar, contribuindo no combate as vulnerabilidades sociais. Esse estudo teve como objetivo analisar o Programa Saúde na Escola (PSE) sob a ótica das práticas de intersetorialidade das Políticas Públicas na promoção de saúde escolar. A construção dinâmica da gestão intersetorial permite que o PSE seja pensado em pontos estratégicos normativos, sobrepondo ao trabalho e a reflexão das relações intersetorial, garantia de participação efetiva dos usuários do Programa e da deliberação da atenção básica a construção da promoção e prevenção à saúde nas escolas públicas brasileiras. O foco da saúde na educação se dá com base em conceitos e práticas intersetoriais que buscam superar a fragmentação e fragilidade das Políticas Públicas. Sob a perspectiva da Saúde na Educação, a pesquisa procurou responder à questão norteadora de quais aspectos perpassam o PSE e suas interfaces intersetoriais? Por meio de uma abordagem de natureza qualitativa e exploratória, optou-se pela pesquisa documental como fonte de coleta de dados. Foram estabelecidas categorias prévias de análise: criação/implantação, funcionamento, organização, avanços e desafios do PSE. As categorias empíricas que emergiram das fontes foram: Educação, Saúde e a Intersetorialidade que, no contexto deste estudo, foram entendidas como trabalho coletivo – central para compreensão laboral exercida pelos profissionais que compõem o PSE – sendo o trabalho como um dos condicionantes entender as condições sociais para formação humana. O aporte teórico foi embasado em informações contidas em portarias, documentos institucionais, portais da internet e artigos publicados. Os resultados apontaram que a intersetorialidade é reconhecida como um dos principais elementos do PSE e acontece através das parcerias e da transversalidade das Políticas Públicas. Concluiu-se que a potencialidade do trabalho, em rede, constitui-se em estruturas de apoio a intersetorialidade com o fortalecimento da gestão pública em combate as refrações sociais no contexto de uma sociedade em rede e informacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francikely da Cunha Bandeirapt_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escola - PSEpt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePrograma Saúde na Escola e as práticas intersetoriais das políticas públicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

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