Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23667
Título: O envelope multimodal na síndrome do encarceramento: uma leitura da obra O escafandro e a borboleta
Autor(es): Santos, Valdir Mauricio dos
Palavras-chave: Síndrome do encarceramento
Interação face a face
Envelope multimodal
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: Há pessoas que, devido a complicações motoras graves, perderam a capacidade de falar e escrever. O presente trabalho tem por objetivo analisar os modos de linguagem que emergem na interação face a face entre adultos, em contexto de atenção conjunta na síndrome do encarceramento. Utilizou-se da pesquisa documental, a partir do livro de Jean-Dominique Bauby Le scaphandre et le papillon 1997, tradução de Clarisse Tavares O escafandro e a borboleta 2007. Ademais, para o alcance do objeto proposto, buscou-se, ainda, contribuições de estudos sobre a multimodalidade como a produção mesclada e conjunta de ações linguísticas. Nessa perspectiva, recorreu-se aos princípios da proposta do envelope multimodal como uma categoria de análise das diferentes emergências na produção de sentido, assim como estudos acerca do processo de referenciação multimodal, desenvolvidos no Brasil. O trabalho fundamentou-se em Farage Filho e Gomes (1982), Angelin et al (2020), Pereira et al (2021) e teóricos da linguagem, tais como: Ávila Nóbrega (2017, 2018), Melo (2015), entre outros. A pesquisa realizada revelou que para a comunicação em contexto de interação face a face a matriz gestual, na atenção conjunta, se mostra como um meio de interação efetiva.
Descrição: SANTOS, V. M. dos. O envelope multimodal na síndrome do encarceramento: uma leitura da obra O escafandro e a borboleta. 2021. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23667
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdir Mauricio dos SantosPDF - Valdir Mauricio dos Santos436.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito576.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.