Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23668
Título: Retrato da leitura: um olhar sobre o hábito da leitura deleite em tempos de pandemia na cidade de Solânea-PB
Autor(es): Ferreira, Lerivaldo da Cunha
Palavras-chave: Leitura
Leitura deleite
Isolamento social
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar o comportamento de leitura de estudantes da educação básica da cidade de Solânea/PB durante o período de afastamento social decorrente da pandemia da Covid-19; fazendo considerações sobre a influência do isolamento social sob a prática de leitura; objetivando perceber possíveis benefícios no ato de ler por deleite que vise minimizar a condição de confinamento dos leitores. Partindo dessas inquietações, a pesquisa se propõe a traçar um perfil dos leitores durante a pandemia, respondendo aos seguintes questionamentos: Diante do atual contexto do ensino remoto emergencial, houve um impacto positivo ou negativo no hábito de ler? De que maneira o isolamento social influenciou esse comportamento? Qual a frequência de leitura entre os entrevistados e o que estão lendo? Qual o papel da escola no comportamento de leitura dos alunos? Tais questionamentos acerca dessa temática nos levaram a realização da presente pesquisa. Na fundamentação teórica, inicialmente faremos uma explicação geral sobre o que é leitura; em seguida, abordaremos o conceito de leitura partindo por uma perspectiva de ler por deleite e os seus benefícios em tempos de pandemia. Para tanto, nos reportaremos aos estudos sobre concepções de leitura de Leffa (1996), Silva (1999) e Lajolo (1944); nas relações de neurociência e leitura de Casella (2011); e nas considerações de leitura deleite e formação de leitores de Silva e Duque (2019), Ávila-Nóbrega (2014), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem exploratória, utilizando-se de procedimentos bibliográficos, qualitativos e quantitativos, realizada à distância através de questionário online com alunos de uma unidade escolar situada na cidade de Solânea. Os resultados mostram um aumento expressivo no hábito de ler nesse período pandêmico, demonstrando um impacto positivo para os estudantes na relação leitura e bem-estar.
Descrição: FERREIRA, L. da C. Retrato da leitura: um olhar sobre o hábito da leitura deleite em tempos de pandemia na cidade de Solânea-PB. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23668
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lerivaldo da Cunha FerreiraPDF - Lerivaldo da Cunha Ferreira974.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito88.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.