Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23678
Título: Abordagens tecnológicas educacionais: construção de uma lousa digital interativa de baixo custo e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática
Autor(es): Nóbrega, Antônio Marcos Leite
Palavras-chave: Recursos tecnológicos
Lousa Digital Interativa
Educação Matemática
Práticas pedagógicas
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: As TDIC estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, essa inovação mudou nossos hábitos e práticas sociais, promoveu grandes desafios no modo de ensinar e aprender. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem é investir nas tecnologias de informação e comunicação através de abordagens tecnológicas educacionais. Esta monografia teve por objetivo a construção de uma Lousa Digital Interativa com materiais acessíveis de baixo custo e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática. A presente pesquisa foi efetivada a partir de revisões bibliográficas de artigos, monografias, dissertações, plataformas digitais, sites e livros relacionados à construção de uma lousa digital interativa e de sua utilidade e aplicabilidade nas aulas de matemática. Com a finalidade de incentivar a utilização de tecnologias de comunicação e informação nas aulas de matemática com ênfase no uso da Lousa Digital Interativa. Buscando fornecer subsídios educacionais aos futuros educadores, contribuindo assim, com a transformação da educação por meio da inovação e do aprimoramento de suas futuras práticas pedagógicas. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida com o propósito de incitar e socializar atitudes investigativas sobre diversos estudos desenvolvidos com a finalidade de fornecer o processo contínuo de construção de conhecimento, através do uso das Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) práticas pedagógicas dos futuros educadores como também ao dia a dia dos educandos como uma alternativa de ensino. Este estudo poderá servir de base para futuras pesquisas que buscam ferramentas para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem, não apenas pelos profissionais de educação, mas também por pesquisadores que visam criar um espaço social que possibilite a inclusão digital tecnológica nas escolas e na sociedade.
Descrição: NÓBREGA, A. M. L. Abordagens tecnológicas educacionais: construção de uma lousa digital interativa de baixo custo e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23678
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Marcos Leite Nóbrega.pdfAntônio Marcos Leite Nóbrega1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito671.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.