Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23685
Título: Motivações para empreender: um estudo com mulheres empreendedoras do segmento de moda da cidade de Patos-PB
Autor(es): Vieira, Brenda Benício
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Mulheres
Empreendedorismo
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: Devido à divisão sexual do trabalho e aos estereótipos de gênero, as mulheres sempre foram educadas para serem donas de casa, cuidar dos filhos, marido e afazeres domésticos, porém na história das mulheres não cabe só isso, lutas por igualdade, pelos direitos e para se inserirem no mercado de trabalho, também fazem parte da história das mulheres. Hoje existem mulheres em cargos que antes somente eram ocupados por homens, e também há mulheres de negócios, as chamadas empreendedoras, que no Brasil, de acordo com relatórios especializados, são a maioria nos últimos anos. Apesar do alto número de mulheres que empreendem, estudos também apontam que elas costumam empreender mais por necessidade, onde se configura a abertura de empresas por motivações tais como o desemprego, que pode não ser fator suficiente para que a empresa dê certo, podendo cair no índice de mortalidade mais rápido não gerando desenvolvimento necessário, se a decisão de empreender for pelo o fator oportunidade, que se configura por detectar uma oportunidade de negócio e ter paixão por empreender, poderia haver mais chances da empresa dar certo, sobreviver por mais tempo, podendo ajudar na economia local com geração de emprego e renda para além de si mesmas. Esse artigo, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, que tem como finalidade analisar se as mulheres da cidade de Patos-PB empreendem mais pelo fator oportunidade ou pelo fator necessidade. Foram entrevistadas dez empreendedoras da cidade onde entre elas foi descoberto que há mais propensão ao empreendedorismo por necessidade.
Descrição: VIEIRA, B. B. Motivações para empreender: um estudo com mulheres empreendedoras do segmento de moda da cidade de Patos-PB. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23685
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenda Benício Vieira.pdfBrenda Benício Vieira419.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Autorização.pdfTermo de Autorização319.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.