Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23687
Título: Análise da gestão documental via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos na UFPB
Autor(es): Silva, Karla Marciano da
Palavras-chave: Gestão documental
Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: O desenvolvimento de gestão documental em instituições públicas tem como finalidade ofertar um bom serviço aos seus usuários, portanto, os documentos que são diariamente produzidos, recebidos e acumulados em função de suas atividades, nestas, auxiliam na tomada de decisões, para garantir o valor legal. A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a Gestão Documental via Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) na UFPB, campus I. Apresentou-se como objetivos específicos: a) Identificar os problemas de Gestão Documental nos documentos nato digitais, físicos e digitalizados na UFPB campus I; b) Conhecer os aspectos da Gestão Documental na UFPB campus I; c) Identificar se o trabalho remoto trouxe impactos na gestão documental via SIPAC na UFPB campus I. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza descritiva e exploratória com levantamento bibliográfico, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra desta pesquisa é não-probabilística e compreendeu 15 participantes. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta do tipo assistemática, participante, individual e na vida real. E também ocorreu por meio da aplicação de questionário com os arquivistas e técnicos em arquivo lotados em diferentes centros do campus I da UFPB. Apresentou-se como resultados, problemas enfrentados na gestão documental na UFPB, referente aos documentos físicos, digitalizados e nato digitais. Portanto, cabe à UFPB olhar com mais atenção para estes problemas e endereçar as soluções. No tocante a gestão documental via SIPAC, também constatou-se problemas. Sendo importante que sejam investigadas com mais profundidade quais funcionalidades são necessárias ou precisam ser adaptadas/melhoradas para que o SIPAC atenda aos requisitos arquivísticos e às necessidades da UFPB. A análise dos dados também revelou vários aspectos positivos da gestão documental na UFPB via SIPAC. Isso aponta que o SIPAC é um sistema que tem contribuído de maneira muito positiva para a gestão documental na UFPB e ainda com grande potencial de melhorias.
Descrição: SILVA, K. M. da. Análise da gestão documental via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos na UFPB. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23687
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Marciano da Silva.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_Assinado.pdf80.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.