Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Vanessa Araujo-
dc.date.accessioned2021-06-09T20:23:06Z-
dc.date.available2021-06-09T20:23:06Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23693-
dc.descriptionFERREIRA, V. A. Literatura na Educação Infantil: contribuições na construção do gosto pela leitura. 2021. 57f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda discussões acerca da presença dos textos literários na Educação Infantil, os quais sendo bem mediados pelos professores despertam na criança o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral, compreender a importância da literatura na educação infantil para o desenvolvimento do prazer de ler. E, como objetivos específicos, pretendemos discutir se a leitura de literatura influência no desenvolvimento dos aspectos cognitivos e emocionais das crianças; e analisar a presença da literatura e a mediação pedagógica na sala de aula da Educação Infantil. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho configurou-se como qualitativa em educação, sendo uma pesquisa de campo, na qual aplicamos um questionário investigativo com perguntas abertas, em duas escolas do município de Dona Inês/PB, para três professoras da Educação Infantil (pré-escola). Como base teórica, fizemos uso dos seguintes autores e autoras: Zilberman (2008), Theodoro (2008), Amarilha (2010), Yunes (2010), Bettelheim (2015), Cademartori (2010), Saldanha (2018), Graves e Graves (1995), dentre outros/as, que abordam a temática de forma significativa e nos dão embasamento para a discussão. Os resultados da pesquisa apontam, nas falas das professoras, que é possível a partir de aulas bem planejadas e, após conhecer a realidade da turma, trabalhar com textos literários na primeira infância e contribuir, portanto, na construção do gosto pela leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.titleLiteratura na educação infantil: contribuições na construção do gosto pela leiturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Araújo FerreiraPDF - Vanessa Araújo Ferreira601.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito202.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.