Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Vanessa Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T20:23:06Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T20:23:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23693 | - |
dc.description | FERREIRA, V. A. Literatura na Educação Infantil: contribuições na construção do gosto pela leitura. 2021. 57f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda discussões acerca da presença dos textos literários na Educação Infantil, os quais sendo bem mediados pelos professores despertam na criança o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral, compreender a importância da literatura na educação infantil para o desenvolvimento do prazer de ler. E, como objetivos específicos, pretendemos discutir se a leitura de literatura influência no desenvolvimento dos aspectos cognitivos e emocionais das crianças; e analisar a presença da literatura e a mediação pedagógica na sala de aula da Educação Infantil. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho configurou-se como qualitativa em educação, sendo uma pesquisa de campo, na qual aplicamos um questionário investigativo com perguntas abertas, em duas escolas do município de Dona Inês/PB, para três professoras da Educação Infantil (pré-escola). Como base teórica, fizemos uso dos seguintes autores e autoras: Zilberman (2008), Theodoro (2008), Amarilha (2010), Yunes (2010), Bettelheim (2015), Cademartori (2010), Saldanha (2018), Graves e Graves (1995), dentre outros/as, que abordam a temática de forma significativa e nos dão embasamento para a discussão. Os resultados da pesquisa apontam, nas falas das professoras, que é possível a partir de aulas bem planejadas e, após conhecer a realidade da turma, trabalhar com textos literários na primeira infância e contribuir, portanto, na construção do gosto pela leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.title | Literatura na educação infantil: contribuições na construção do gosto pela leitura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanessa Araújo Ferreira | PDF - Vanessa Araújo Ferreira | 601.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 202.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.