Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23695
Título: Estratégias de silenciamento do feminino através do conceito de loucura
Autor(es): Ramos, Aline de Pontes Araújo
Palavras-chave: História
Feminino
Loucura
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a representação do feminino associado ao conceito de loucura no corpo social e estrategicamente estabelecido pelas classes dominantes, evidenciando algumas práticas utilizadas para a consolidação de uma cultura machista e opressora. Ao analisar o caráter indicador apresentado na obra Os Anormais (2001), de Michel Foucault, abordaremos a relação perpetuada na história, focando no emprego do conceito loucura como estratégia de silenciamento de mulheres que lutaram por seus direitos. Sendo assim, a História Social e Cultural surge como oportunidade de retratar a luta dos que, por muito tempo, foram ignorados; dando voz e reconhecimento as “histórias vistas de baixo”. A partir disso, utilizamos como base para a fundamentação teórica as contribuições de autores como Chartier (2002), Arbex (2013), Nóbrega; Meneses (2011), Matos; Soihet (2003) e Perrot (2003) para estruturarem esta pesquisa de cunho historiográfico e qualitativo. Os objetivos deste trabalho preconizam a problematização da loucura como sinônimo de silenciamento do feminino através da designação do termo louca às mulheres cujo comportamentos eram contrários aos estabelecidos socialmente, analisando as consequências decorrentes destes eventos. Os resultados alcançados com o desenvolvimento deste trabalho foram: a distinção do silenciamento do feminino em diversas épocas; e suas modificações historicamente definidas de como a misoginia empurra a mulher para o território de predominância masculina que, através do discurso, transforma a mulher em ser dependente e emocionalmente frágil.
Descrição: RAMOS, A. de P. A. Estratégias de silenciamento do feminino através do conceito de loucura. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23695
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Pontes Araujo RamosPDF - Aline de Pontes Araujo Ramos247 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito98.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.