Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23703
Título: Produção em periódicos científicos sobre pandemia por Covid-19 no contexto da Ciência da Informação e Arquivologia
Autor(es): Silva, Thiago Medeiros da
Palavras-chave: Produção científica
Pandemia da Covid-19
Ciência da Informação
Arquivologia
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: O atual cenário de Pandemia do novo coronavírus trouxe consigo um desafio para o princípio de novas pesquisas científicas nas mais variadas áreas da ciência no país. Ao se tratar das produções acadêmicas com assuntos relacionados a tempos de Pandemia, acredita-se que haja uma timidez, visto que o tema é recente. A partir da escassez em relação à produção acadêmica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de Arquivologia no Nordeste, com a temática em tempos de Covid-19, considerou-se como objetivo geral, analisar a produção científica sobre pandemia por Covid-19 no contexto da Ciência da Informação e Arquivologia. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, do tipo descritivo e exploratória, utilizando-se da abordagem qualitativa para tratar os dados, por meio de um estudo do tipo documental.Para a realização do levantamento de dados, a priori foram identificados periódicos científicos qualis A1 e A2 da área de Arquivologia e Ciência da Informação a partir da lista elaborada pelo Comitê Comunicação e Informação da CAPES com avaliações em 2013 e 2016. A partir da seleção dos periódicos, foram utilizados no sistema de busca de cada um, os seguintes termos: pandemia, Covid-19 e coronavírus, com recorte temporal de publicações do segundo semestre do ano de 2019 a abril de 2021.Sendo assim, obteve-se, como resultado, um total de 15 artigos científicos e 1 entrevista nos diferentes periódicos, em Ciência da informação e Arquivologia. Das 6revistas científicas, apenas 4 apresentam trabalhos publicados que dialogam ou citam os respectivos termos. De modo geral, todos os trabalhos publicados trazem consigo a abordagem e diálogos em informação, seja referente à comunicação, representação, difusão e demais áreas da informação. Também pode-se perceber que houve uma crescente representatividade nas publicações sobre a temática, desde os anos de 2019 a 2021. No que se refere à Arquivologia, não foi encontrado nenhum trabalho especificamente voltado para a área, ocasionando total escassez e timidez em pesquisas científicas de acordo com o novo cenário. Conclui-se que as universidades e os centros de pesquisas procuram desempenhar o seu papel na sociedade, por isso não se pode deixar o olhar para a comunicação e difusão científica, as mudanças de paradigmas e para uma nova práxis científica em um ciclo contínuo e permanente. Nesse sentido, os cursos de Arquivologia, nos parece, que precisam entender o seu espaço político no cenário acadêmico para poder ter sua voz ecoando entre seus pares, um dos caminhos é a comunicação sistemática de seus grupos de pesquisa nos mais variados periódicos, tornando a comunicação científica como um meio interativo e dialógico que permite construir e reconstruir conceitos e conhecimento.
Descrição: SILVA, T. M. da. Produção em periódicos científicos sobre Pandemia por Covid-19 no contexto da Ciência da Informação e Arquivologia. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23703
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Medeiros da Silva.pdfPDF - Thiago Medeiros da Silva1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito23.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.