Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23711
Título: Eu, Xica da Silva, mulher, negra e sexualizada, mas faço parte da história do Brasil
Autor(es): Silva, Ester Estevão da
Palavras-chave: Literatura
Afro-brasileira
Personagem
Xica da Silva
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: A literatura de expressão afro-brasileira abrange as obras literárias escritas no Brasil, por autores de etnia negra, que retratam a identidade cultural nacional, por meio do resgate das matrizes africanas, constituintes na herança social brasileira. Portanto, essa literatura, além de evidenciar os desafios étnico-raciais, existentes em uma sociedade miscigenada e de pensamento (ainda) escravocrata, ressignifica o lugar e o papel social do negro, através da negritude. Nesse sentido, este estudo se propôs a investigar a categoria temática da literatura de expressão afro-brasileira e a categoria analítica da personagem na obra Xica da Silva, de João Felício dos Santos, tendo por enfoque a análise acerca da representação de uma personagem histórica negra expressa na obra, bem como o perpasse histórico-social do estereótipo como elemento discriminatório na sociedade brasileira, desde o período colonialista. Este estudo lançou mão dos pressupostos teóricos, postulados por Duarte (2000 e 2011), Moisés (2004), Reis e Lopes (1988), Brait (1990), Aguiar e Silva (1990), Franco Júnior (2005) e Lukács (2011). A análise mostrou que evidenciar uma personagem negra como protagonista, de forma estereotipada e carregada de atribuições negativas, evidencia a existência histórica de um perpasse discriminatório e racista sobre o negro e suas atribuições na literatura brasileira, ocorrendo, neste caso, através da abordagem de uma personagem histórica, que ressignificou o lugar social do negro em sua trajetória.
Descrição: SILVA, E. E. da. Eu, Xica da Silva, mulher, negra e sexualizada, mas faço parte da história do Brasil. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23711
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ester Estevão da SilvaPDF - Ester Estevão da Silva571.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito343.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.