Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23712
Título: Aplicabilidade e eficácia dos revestimentos asfálticos em camadas porosas no aprimoramento funcional de vias de tráfego urbanas e rurais: um estudo bibliográfico
Autor(es): Belarmino, Celiane Cabral
Palavras-chave: Revestimento asfáltico
Permeabilidade
Análise de estrutura
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Desde os primórdios, as estradas são sinônimas de desenvolvimento social e econômico por propiciar a movimentação de cargas e pessoas. Com a evolução dos meios de transportes e a urbanização, surgiram novos requisitos a qualidade do pavimento, sendo necessário conciliar eficiência estrutural e funcional como garantia de bom desempenho. Mediante problemas advindos da impermeabilização, estruturas que permite a infiltração apresentam como um meio de agregar qualidades funcionais, colaborando na mitigação dos efeitos da aquaplanagem e alagamentos urbanos, além de reduzir a propagação de ruídos. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo bibliográfico acerca dos pavimentos permeáveis, enfatizando as peculiaridades que promovem aprimoramento da capacidade funcional, de modo a contribuir no conforto e segurança dos usuários e residentes próximos as vias. Diante disso, foi inferida por meio de trabalhos atuais, a eficiência funcional e estrutural da aplicação da estrutura porosa, tanto em vias interurbanas como urbanas. Verificando-se, a utilização mais proveitosa do pavimento poroso de uma camada em locais de tráfego maiores, em razão do efeito limpante que contribui no retardamento da colmatação e na menor geração de ruídos, em virtude das velocidades superiores. Enquanto isso, a dupla camada se adequa as diversas características do tráfego por propagar menores índices de ruído sob todas as condições e possuir uma camada superior fina filtrante que minimiza o entupimento da estrutura, assegurando absorção acústica e hidráulica por períodos mais longos.
Descrição: BELARMINO, Celiane Cabral. Aplicabilidade e eficácia dos revestimentos asfálticos em camadas porosas no aprimoramento funcional de vias de tráfego urbanas e rurais: um estudo bibliográfico. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23712
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celiane Cabral Belarmino.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.