Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23722
Título: O ensino de estatística e probabilidade para o desenvolvimento de habilidades no Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, Maria José Alves de Melo
Palavras-chave: Estatística
Probabilidade
Professores de matemática
Estocástica
Data do documento: 12-Jun-2021
Resumo: Esta pesquisa investigou alguns aspectos sobre a formação e percepções de alguns professores que ensinam Matemática nos Anos finais do Ensino Fundamental no município de Sertânia-PE e Monteiro-PB, em relação ao ensino de estatística e probabilidade. Assim, o principal objetivo é discutir aspectos baseados no que dizem professores que ensinam Matemática, especificamente nos conteúdos de estatística e probabilidade, e como tentam possivelmente aproximar o que ensinam do cotidiano dos alunos. Para tanto, no desenvolvimento da pesquisa, foi elaborado e proposto um questionário, a fim de verificar quais suas impressões em relação ao ensino da estatística e probabilidade. Partindo das análises, apresentamos nessa pesquisa algumas atividades que podem subsidiar o trabalho de professores na exploração da estocástica em sala de aula. Na análise das respostas apresentadas pelos professores investigados, foi possível verificar que eles fazem maior referência ao ensino de estatística do que ao ensino de probabilidade, principalmente quando passaram por cursos de capacitação que envolviam a estocástica. O fato de professores procurarem ampliar as atividades em sala de aula, com discussões, revistas, internet, é provável que existe uma preocupação por parte deles para o ensino da estocástica voltado para uma formação mais crítica.
Descrição: SANTOS, M. J. A. M. O ensino de estatística e probabilidade para o desenvolvimento de habilidades no Ensino Fundamental. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23722
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Alves de Melo Santos.pdfPDF - Maria José Alves de Melo Santos657.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito74.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.