Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23724
Título: Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Escolas Públicas do Município de Diamante – PB
Autor(es): Neves, José Galdino
Palavras-chave: Competências gerenciais
Gestão escolar
Escolas públicas
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: A administração pública brasileira em todas as esferas vem sofrendo mudanças em sua atuação, nos últimos anos, nas políticas educacionais e na gestão. Assim, se faz necessária uma reflexão sobre a postura e as competências gerenciais nas escolas públicas, partindo da concepção de que gerir a instituição pública trata-se de uma tarefa democrática, participativa e construtiva no processo de oportunidade significativa dos novos paradigmas. Desta forma, o objetivo deste artigo foi identificar e analisar as competências gerenciais de gestoras em escolas públicas do município de Diamante-PB. Para tal, a abordagem metodológica utilizada para essa análise fundamenta-se em uma pesquisa de campo, qualitativa, de natureza exploratória, em uma rede de educação de duas escolas públicas, localizadas no alto sertão da Paraíba no vale do Piancó, na cidade de Diamante-PB. Os sujeitos de pesquisa foram gestoras de escolas públicas estaduais, sendo o instrumento utilizado para a coleta de dados um roteiro de entrevista em profundidade. Verificou-se que a gestora escolar é algo passageiro, por se tratar de cargo comissionado, e assim, os gestores escolares devem se ajustar e desenvolver competências que sejam apropriadas aos novos papéis solicitados. Na concepção dos sujeitos entrevistados, gerenciar significa liderar pessoas, motivar equipes e fazer a comunidade e setores caminharem juntos com a escola. Destacaram, ainda, que o gestor precisa mobilizar competências como: transparência, democracia, honestidade e escuta atenta, além de curso de formação, visão administrativa e conhecimento pedagógico. Dos desafios mais citados, tem-se a necessidade de se reinventar diante da pandemia, praticar o princípio da transparência, contar com o apoio da família no acompanhamento do aluno e manter a qualidade de ensino. Por fim, espera-se que os achados deste estudo possam auxiliar o trabalho de reflexão crítica nas escolas para que estas possam avançar na conquista da qualidade. Palavras-chave: Competências gerenciais. Gestão escolar. Escolas públicas.
Descrição: NEVES, J. G. Desenvolvimento de competências gerenciais em escolas públicas do Município de Diamante - PB. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23724
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Galdino Neves.pdfJosé Galdino Neves641.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito TCC.pdfTermo de Depósito124.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.