Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23726
Título: A formação docente e os desafios do professor de filosofia
Autor(es): Queiroz, José Flávio Ramos
Palavras-chave: Filosofia
Formação docente
Ensino
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da formação docente e os percalços evidenciados na docência de Filosofia. Foi um estudo de cunho bibliográfico, traçado como método a evidenciação e compreensão dos desafios enfrentados pela disciplina de Filosofia, assim como os percalços enfrentados pela categoria docente da área. Sabe-se que a formação do docente é criteriosa em qualquer área, todavia, quando vista do ponto de vista da Filosofia, esses critérios ganham maior representatividade, isto porque os caminhos e os objetivos da Filosofia são diferentes dos que comumente se vê nas demais disciplinas, como o aprendizado de conhecimentos fechados e de forma permanente, trabalhado apenas no percurso da história, sem provocar nenhum estado novo de percepção intelectual. A divisão deste trabalho é baseada na forma como o docente é disposto em processo de formação, como seus conhecimentos são transmitidos, assim como o resultado que se almeja e por fim, uma breve exposição da desvalorização de sua categoria. Deste modo, a relevância da discussão aqui traçada torna-se primordial atualmente, já que o sistema da educação apresenta lacunas em diversos setores de aprendizagem, principalmente na Filosofia como pioneira em apontar o problema e permitir a participação na solução deste.
Descrição: QUEIROZ, J. F. R. A formação docente e os desafios do professor de filosofia. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23726
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Flávio Ramos QueirozPDF - José Flávio Ramos Queiroz758.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito57.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.