Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23728
Título: O uso do eSocial sob a perspectiva do profissional de RH: o caso de uma empresa da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Nascimento, Marinaldo Dantas
Palavras-chave: eSocial
Recursos humanos
Empresa
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: A obrigatoriedade no uso eSocial imposta pelo Governo Federal proporcionou diversas mudanças às empresas, sendo este um projeto inovador do governo que unifica as entregas de todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos oriundos das relações trabalhistas e previdenciárias. Desta forma, vale ressaltar que a sua utilização requeria adaptações no âmbito organizacional, o que proporcionaria o surgimento de dificuldades nos procedimentos que antes já eram realizados sem a utilização dessa ferramenta. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar quais as dificuldades encontradas pelos profissionais de recursos humanos com a implementação e utilização do eSocial em uma empresa de pequeno porte situada na cidade de Campina Grande-PB. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratória-descritiva conduzida sob forma de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para análise dos dados da pesquisa foram utilizadas as etapas de análise de conteúdo descritas por Bardin (2016). A partir da análise, foi possível identificar que as dificuldades surgiram desde o momento que antecedeu a obrigatoriedade do eSocial, tendo sido potencializadas a partir da má preparação da empresa para a utilização da ferramenta, o que causou uma resistência quanto a utilização da ferramenta e consequentemente prejudicou a usabilidade, levando os profissionais a terem dificuldades após a implementação.
Descrição: NASCIMENTO, Marinaldo Dantas. O USO DO ESOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DE RH: O caso de uma empresa da cidade de Campina Grande-PB. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23728
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinaldo Dantas Nascimento.pdfPDF - Marinaldo Dantas Nascimento799.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito61.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.