Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23729
Título: Governança Corporativa: Um estudo de caso na Companhia Petrobrás S.A no período de 2011 a 2021
Autor(es): Sousa, Ana Maria Almeida
Palavras-chave: Governança corporativa
Conduta ética
Compliance
Corrupção
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral examinar o desempenho da Governança Corporativa no Mercado Financeiro ressaltando os fatores externos e os seus instrumentos de transparência das informações para os investidores (Stakeholders e Shareholders). A metodologia desta análise enquadra-se como descritiva, quali-quantitativa, e os procedimentos adotados enquadram-se como estudo de caso explicativo e documental realizado no período de 2011 a 2020, desempenhado pela exploração, sistematização, delimitação e interpretação de dados pelo método dedutivo. No percurso da análise e discussões dos resultados contextualizou-se o histórico da Petrobrás, os Exercícios da Auditoria – interna e independente – à luz da Governança Corporativa, a sistemática do Conselho Fiscal e Conselho Administrativo. Outrossim, devido a falhas estruturais e da integridade dos componentes da sociedade empresarial estudada, advertiu-se consequências no valor das ações e no valor de mercado, reflexos da investigação de práticas do esquema corrupto amplamente manifestado como Operação Lava Jato. Portanto, a constatação da insuficiência da integridade dos relatórios afeta múltiplas vertentes de análise de investimentos e resultados da companhia, corroborando na dependência dos instrumentos internos de transparência, lesando princípios contábeis suscetivelmente decisões estruturais. Por conseguinte, a pertinência dessa análise abre vertentes para perquirir academicamente novos estudos acerca da Governança Corporativa, Compliance e Gerenciamento de Resultados.
Descrição: SOUSA. Ana Maria Almeida. Governança Corporativa: um estudo de caso na Companhia Petrobrás S.A no período de 2011 a 2020. 2021. 25f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23729
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTERMO DE DEPÓSITO335.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - ANA MARIA ALMEIDA SOUSA.pdfPDF - ANA MARIA ALMEIDA SOUSA702.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.