Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Lucinária dos Anjos-
dc.date.accessioned2021-06-11T18:47:05Z-
dc.date.available2021-06-11T18:47:05Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23735-
dc.descriptionBEZERRA, L. dos A. Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA construção deste trabalho visa analisar as atividades propostas pelo Projeto SOMA para o desenvolvimento da consciência fonológica nas turmas do 1º Ano do ciclo de alfabetização. Baseamos a nossa pesquisa em algumas reflexões de Morais (2020), Jager-Adams et. al. (2006), Mendonça (2008), Cagliari (2008), entre outros teóricos que contribuíram para a construção teórica deste trabalho. Metodologicamente, adotamos a análise documental com base nos procedimentos técnicos de Prodanov e Freitas (2013), considerando a natureza qualitativa de nossa investigação. A construção deste trabalho justifica-se pela necessidade, enquanto professora alfabetizadora em turma do 1º Ano do ciclo e graduanda do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa, de aliar a teoria adquirida no espaço acadêmico à prática concretizada no espaço escolar. Além disso, é indispensável ao professor alfabetizador conhecer a estrutura da língua para compreender a dinâmica de desenvolvimento da consciência fonológica. Acreditamos que ao compreender a linha teórica que embasa a construção do material do SOMA, ampliamos a qualidade didática do ensino, uma vez que ainda há uma certa desarticulação entre o que é abordado nos cursos de formação continuada e a vivência nas salas de aula. Reforçamos ainda que muitos daqueles que estão à frente da sala de alfabetização ainda precisam direcionar o olhar para espaços mais amplos de discussões sobre a aprendizagem, principalmente em se tratando da aquisição de leitura e escrita a partir da consciência fonológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Iara Ferreira de Melo Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSOMA Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleConsciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucinária dos Anjos BezerraPDF - Lucinária dos Anjos Bezerra16.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito718.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.