Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Lucinária dos Anjos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T18:47:05Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T18:47:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23735 | - |
dc.description | BEZERRA, L. dos A. Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção deste trabalho visa analisar as atividades propostas pelo Projeto SOMA para o desenvolvimento da consciência fonológica nas turmas do 1º Ano do ciclo de alfabetização. Baseamos a nossa pesquisa em algumas reflexões de Morais (2020), Jager-Adams et. al. (2006), Mendonça (2008), Cagliari (2008), entre outros teóricos que contribuíram para a construção teórica deste trabalho. Metodologicamente, adotamos a análise documental com base nos procedimentos técnicos de Prodanov e Freitas (2013), considerando a natureza qualitativa de nossa investigação. A construção deste trabalho justifica-se pela necessidade, enquanto professora alfabetizadora em turma do 1º Ano do ciclo e graduanda do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa, de aliar a teoria adquirida no espaço acadêmico à prática concretizada no espaço escolar. Além disso, é indispensável ao professor alfabetizador conhecer a estrutura da língua para compreender a dinâmica de desenvolvimento da consciência fonológica. Acreditamos que ao compreender a linha teórica que embasa a construção do material do SOMA, ampliamos a qualidade didática do ensino, uma vez que ainda há uma certa desarticulação entre o que é abordado nos cursos de formação continuada e a vivência nas salas de aula. Reforçamos ainda que muitos daqueles que estão à frente da sala de alfabetização ainda precisam direcionar o olhar para espaços mais amplos de discussões sobre a aprendizagem, principalmente em se tratando da aquisição de leitura e escrita a partir da consciência fonológica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | SOMA Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucinária dos Anjos Bezerra | PDF - Lucinária dos Anjos Bezerra | 16.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 718.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.