Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francinaldo José da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-11T21:27:45Z-
dc.date.available2021-06-11T21:27:45Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23741-
dc.descriptionSANTOS, F. J. da S. Os desafios do ensino de cartografia no sexto ano do ensino fundamental: uma perspectiva a partir dos professores das escolas públicas de Mari/PB. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Cartografia é um conhecimento antigo que vem se desenvolvendo até os dias atuais, e é linguagem fundamental para o ensino de Geografia. Os professores têm papel relevante quanto ao ensino-aprendizado da Cartografia Escolar. Para isso, o uso de metodologias é importante para aproximar o aluno da realidade e proporcionar um ensino significativo. Nesse contexto, a realidade impõe desafios que precisam de respostas rápidas, principalmente em meio ao contexto da pandemia da covid-19 com o ensino remoto. A partir dessas considerações, esse trabalho objetivou analisar a partir da perspectiva do professor, quais as dificuldades do ensino da Cartografia Escolar no sexto ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Mari/PB, para isso participaram sete professores de Geografia, que responderam um questionário com questões sobre a formação do professor, o conhecimento dos conteúdos da Cartografia Escolar, materiais disponíveis nas escolas, dificuldades e metodologias do ensino presencial e remoto. As respostas ajudaram a perceber dificuldades que vinham sendo amenizadas com boas metodologias no ensino presencial e a diagnosticar, no ensino remoto, dificuldades de adaptação dos professores, falta de condições materiais para muitos alunos acompanharem as aulas e lacunas no ensino-aprendizado da Cartografia Escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.titleOs desafios do ensino de cartografia no sexto ano do ensino fundamental: uma perspectiva a partir dos professores das escolas públicas de Mari/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinaldo José da Silva SantosPDF - Francinaldo José da Silva Santos23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito786.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.