Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23760
Título: Finanças pessoais: um estudo sobre como a crise da covid-19 afetou as finanças dos cidadãos de Sertânia - PE
Autor(es): Martins, Thainara pereira
Palavras-chave: Finanças pessoais
Covid-19
Estratégias financeiras
Impacto da crise da Covid-19
Data do documento: 21-Jun-2020
Resumo: Este trabalho tem por objetivo pesquisar e analisar quais os efeitos gerados pela crise do novo coronavírus no orçamento pessoal dos cidadãos de Sertânia-Pe. Para tanto, foram aplicados questionários, contendo 15 perguntas para um grupo de 100 pessoas. Os resultados indicam que 63% dos perguntados afirmaram não ser educado financeiramente, enquanto 37% disseram ter estabelecido o contato com a educação financeira. Dos 37%, 23% relataram ter sido orientado financeiramente por contaprópria, 8% no ensino superior, 4% em cursos, e apenas 2% na escola; isso reforça o quanto seria importante inserir a educação financeira nos currículos escolares, pois assim essa educação alcançaria mais pessoas. A pesquisa também constatou o impacto na renda dos perguntados. 54% dos colaboradores tiveram sua renda diretamente impactada pela crise, à maioria deles são trabalhadores que não possuem estabilidade, como os profissionais liberais. Além disso, 85% das pessoas relataram aumento do nível de endividamento, que pode ser explicado por vários motivos, dentre eles, diminuição ou perda da renda, aumento dos preços de diversos produtos e falta de planejamento financeiro.
Descrição: MARTINS, T. P. Finanças pessoais: um estudo sobre como a crise da covid-19 afetou as finanças dos cidadãos de Sertânia - PE. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23760
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thainara Pereira Martins.pdfPDF - Thainara Pereira Martins461.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito679.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.