Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23778
Título: A música na educação infantil e sua contribuição no desenvolvimento psíquico e na aprendizagem da criança
Autor(es): Santos, Daniele de Amorim
Palavras-chave: Música
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: Este estudo tem como objetivo mostrar sobre a Música na educação infantil e sua contribuição no desenvolvimento psíquico da criança, e como esse recurso pedagógico pode auxiliar na melhoria e aprendizagem das crianças nas séries iniciais. Para tanto, mostraremos como ela é importante para educação infantil, uma vez que a mesma trabalha diversas áreas do corpo, desde as partes cognitivas como as corporais do aluno, assim trazendo muitos benefícios, e quando são aliados a aulas causam efeitos positivos. O referencial teórico foi trabalhado com alguns autores como BRÉSCIA, Vera Pessagno, BRITO, Teca Alencar, BUENO, Roberto, GODOI, Luiz Rodrigo, ROSA, Nereide Schilaro Santa, ZABALA, Antoni: ARNAN, Laia. Foi feita uma pesquisa qualitativa por ser mais pertinente aos objetivos deste trabalho. O uso da música em sala de aula é um recurso que visa contribuir para o desenvolvimento dos alunos, no dia a dia reforça a aprendizagem do aluno de forma significativa. Sabemos que muitos professores encontram dificuldades em trabalhar com a música, em criar atividades pedagógicas, porém, é essencial trabalhar unindo a música ao conteúdo. Quanto ao aspecto metodológico foi formatado e aplicado um questionário para os professores onde, foi o público alvo desta pesquisa. O resultado dessa pesquisa ressalta que a música é muito importante na prática do ensino aprendizagem, o uso da mesma proporciona aulas descontraídas, prazerosas, e assim promove a socialização do aluno, dando a oportunidade de trabalhar de forma dinâmica, criando uma maior interação entre o aluno/professor, realizando assim um aprendizado mútuo com a participação de todos.
Descrição: SANTOS, D. de A. A música na educação infantil e sua contribuição no desenvolvimento psíquico e na aprendizagem da criança. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23778
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele de Amorim SantosPDF - Daniele de Amorim Santos1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito428.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.