Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23793
Título: Desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de organizações do terceiro setor
Autor(es): Rocha, Renatha Stefanni de Araújo
Palavras-chave: Terceiro setor
Competências gerenciais
Desenvolvimento de competências
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: O Século XX trouxe consigo transformações sociais, econômicas e políticas que afetaram profundamente a relação entre a sociedade e o Estado. Nesse contexto, as organizações do Terceiro Setor se apresentam como um modelo de instituição que busca o bem público, mas sem qualquer finalidade financeira. Estas entidades, embora sendo essencialmente voluntárias, necessitam de um bom gerenciamento para o alcance dos objetivos. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar o desenvolvimento de competências gerenciais em organizações do Terceiro Setor, a partir da percepção dos seus gestores. A pesquisa é classificada como qualitativa, de caráter exploratório e de campo, tendo como sujeitos de pesquisa 3 (três) gestores atuantes em organizações sem fins lucrativos no Município de Santa Luzia-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e para o seu tratamento e análise recorreu-se à análise interpretativa. Os resultados mostraram que os gestores desenvolvem suas competências em sua atuação diária, não existindo preparação prévia. Também foi possível identificar que conhecimentos relacionados à organização, gestão de pessoas e financeira são tidas como essenciais ao gestor. Ademais, é necessário desenvolver habilidades que envolvam trabalhar em equipe, mobilizar e engajar pessoas, tomar decisões em situações adversas; e ter atitudes como comprometimento, valorização do ser humano, paciência e respeito, de forma a alcançar os objetivos da organização.
Descrição: ROCHA, R. S. A. Desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de organizações do terceiro setor. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23793
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renatha Stefanni de Araujo Rocha.pdfRenatha Stefanni de Araújo Rocha378.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito103.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.