Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23796
Título: Rio Mamanguape: degradação da mata ciliar no município de Mamanguape-PB
Autor(es): Oliveira, Raphael Lopes da Silva
Palavras-chave: Rio Mamanguape
Mata ciliar
Degradação
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: Este artigo, tem o objetivo de identificar quais agentes estão causando a degradação da mata ciliar no trecho pesquisado, no município de Mamanguape-PB, que se situa entre os municípios de Itapororoca e Rio Tinto, além de quais degradações estão sendo causadas no Rio Mamanguape, derivados deste processo inicial de remoção da mata ciliar, nesse trecho. Usou-se pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, para tomar conhecimento da leitura que os especialistas e geógrafos, tem do fenômeno de degradação dos rios; e identificar como está sendo degradado o Rio Mamanguape, no percurso delimitado. A degradação da mata ciliar, que desencadeia assoreamento, depósito de poluentes no rio, descaracterização do meio ambiente local, entre outros problemas ambientais, foram identificados no decorrer da pesquisa. Depois de identificados os problemas ambientais acima citados, no perímetro do município de Mamanguape-PB, e expostos seus impactos no rio e no meio, são postas algumas formas de desenvolvimento sustentável, que contribuiriam, caso aplicadas, para um uso mais consciente dos recursos, beneficiando o meio ambiente, logo, a população.
Descrição: OLIVEIRA, R. L. da S. Rio Mamanguape: degradação da mata ciliar no município de Mamanguape-PB. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23796
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphael Lopes da Silva OliveiraPDF - Raphael Lopes da Silva Oliveira2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito170.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.