Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23797
Título: Trilhando caminhos para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Autor(es): Sobral, Elissandra Deodato
Palavras-chave: Ensino da matemática
Deficiência visual
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's)
Data do documento: 8-Jun-2021
Resumo: É perceptível como a tecnologia digital vem tomando cada vez mais espaço do dia a dia. No ambiente escolar, com a gama de necessidades distintas dos alunos, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) tornam-se indispensáveis para atender às demandas da sala de aula. Em se tratando da Educação Inclusiva, percebemos a necessidade de discutir estratégias de ensino que possibilitem a inclusão na Educação Básica, pois as transformações necessárias nesse cenário não dependem somente dos professores, mas sim de toda a estrutura educacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar possíveis ferramentas ligadas às TDICs para o ensino de Matemática de alunos com deficiência visual e, consequentemente, trazer discussões acerca do seu uso para inclusão deste público nas aulas de Matemática. Com isso, pretendemos oferecer alternativas que visam dar suporte metodológico para que os professores de Matemática consigam atender melhor às necessidades desse público quando presente em suas salas de aula. Desse modo, o estudo é de cunho bibliográfico, já que pretende discutir acerca do tema proposto e estudar as contribuições pedagógicas voltadas para esse alunado, conforme preconiza a perspectiva legislativa da educação. Por fim, concluímos a pesquisa apontando reflexões acerca da importância de alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas.
Descrição: SOBRAL, E. D. Trilhando caminhos para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23797
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elissandra Deodato Sobral.pdfPDF - Elissandra Deodato Sobral618.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito214.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.