Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23809
Título: A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança
Autor(es): Palitot, Marta Araújo
Palavras-chave: Agressividade infantil
Criança
Práticas Pedagógicas
Formação de professores
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Ao abordar o tema a agressividade na infância e as práticas dos/as professores/as de educação infantil diante do comportamento agressivo das crianças. É preciso considerar que a agressividade é um fenômeno natural do ser humano a partir da teoria winnicottiana. Atualmente educadores/as enfrentam com muita dificuldade o desafio de lidar com o comportamento agressivo infantil, tendo em vista a carência de uma formação condizente. Diante do exposto elaboramos como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como a falta de formação docente pode impactar nas relações interpessoais em sala de aula na Educação Infantil? Para tanto, este trabalho objetivou: analisar as práticas docentes diante do comportamento agressivo das crianças. Especificamente objetivamos perceber as causas da agressividade infantil e discutir a formação continuada e sua importância. A pesquisa foi realizada na Creche criança feliz na turma do jardim II, na oportunidade foram realizadas intervenções pedagógicas, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem do educando. Para nortear teoricamente a pesquisa utilizamos como base alguns autores/as que tratam sobre esta temática. Winnicott (1982), Lataro (2013), Godoy (1995), Aragão (2017), Luz (2008), dentre outros/as. Nossa pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação com estratégia de pesquisa qualitativa. Consideramos que é de suma importância que o profissional de educação, receba uma formação especifica, para que possa compreender as características da agressividade infantil, promovendo condições que contribua para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Descrição: PALITOT, M. A. A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23809
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Araújo PalitotPDF - Marta Araújo Palitot1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito519.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.