Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23821
Título: Banco de sementes do solo em áreas de caatinga sob diferentes manejos
Autor(es): Santos, Suely de Lima
Palavras-chave: Composição florística
Diversidade
Semiárido
Sementes
Data do documento: 19-Fev-2021
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar o banco de sementes do solo em áreas de Caatinga sob diferentes manejos, visando conhecer a composição florística, densidade de germinação e a diversidade. O trabalho foi conduzido no Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, Microrregião de Catolé do Rocha-PB. Foram selecionadas três áreas sob diferentes condições de uso: Área I – pastejo de ovinocaprino, Área II – pastejo caprino e bovino, Área III – pastejo bovino. Foram coletadas 5 amostras de solo em cada área na época seca totalizando 15 amostras, para a caracterização do banco de sementes em áreas sob pastejo de ruminantes. O experimento foi implantado em viveiro telado com sombrite, a primeira fase da germinação foi acompanhada durante 14 semanas. A flora do banco de sementes nas áreas do estudo foi representada por um total de 34 espécies, distribuídas em 28 gêneros e 20 famílias botânicas. As famílias mais representativas nas áreas em ordem decrescente, foram: Fabaceae (6 spp.) 20 indivíduos (2,98%), Malvaceae (4 spp.) 15 indivíduos (2,23%), Euphorbiaceae (3 spp.) 3 indivíduos (0,45%), Poaceae (3 spp.) 359 indivíduos (50,74%), Nyctaginaceae (2 spp.) 9 indivíduos (1,34%), Portulacaceae (2 spp.) 43 indivíduos (6,40%), e as demais famílias foram representadas por uma única espécie cada. A composição florística do banco de sementes é variável conforme o manejo dispensado nas áreas. As famílias Fabaceae e Malvaceae apresentam o maior número de espécies. O estrato herbáceo e subarbustivo é predominante nas três áreas de pastejo.
Descrição: SANTOS, S. de L. Banco de Sementes do Solo em Áreas de Caatinga Sob Diferentes Manejos. 2021. 48f. Monografia (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para O Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23821
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suely de Lima SantosPDF - Suely de Lima Santos1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoTermo de Deposito Suely77.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.