Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23824
Título: O município de Cacimba de Dentro no contexto do Curimataú Oriental paraibano: caracterização geoambiental, uso e ocupação da terra
Autor(es): Santos, Helen Niedja Ferreira dos
Palavras-chave: Curimataú
Caracterização Geoambiental
Solos do Semiárido paraibano
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: A pesquisa se refere a um estudo dos componentes geoambientais e suas relações na região do Curimataú Oriental paraibano, particularmente, no município de Cacimba de Dentro, para analisar a geologia, geomorfologia, clima e hidrografia, solos, vegetação e uso da terra, dentro de uma perspectiva geossistêmica. A pesquisa foi iniciada com a revisão teórica e conceitual seguida dos procedimentos técnicos, com o reconhecimento da área de estudo, coleta e processamento dos dados. Os resultados indicam que a geologia da área de estudo é datada do Pré-Cambriano e sua evolução estrutural se desenvolveu em dois ciclos: paleoproterozóico e neoproterozóico. Inserido na unidade geomorfológica do Planalto da Borborema, a superfície estudada apresenta-se caracterizada por serras de topos convexos e planos, drenadas pela bacia hidrográfica do Rio Curimataú, em ambiente semiárido, com clima quente e seco, altas temperaturas e regime de chuva irregular que limitam o desenvolvimento agrícola. A vegetação, típica de Caatinga, ocorre em solos rasos e pedregosos, atualmente ocupados pelas áreas urbanas e pelas práticas da agricultura e pecuária. A degradação ambiental afeta diretamente as potencialidades dos recursos naturais. Esse estudo revela dados importantes sobre os fatores geoambientais do município de Cacimba de Dentro, que podem ser usados para orientar estudos futuros e encontrar formas mais eficazes de tratar essa área de forma sustentável.
Descrição: SANTOS, H. N. F. dos. O Município de Cacimba de Dentro no contexto do Curimataú Oriental paraibano: caracterização geoambiental, uso e ocupação do terra. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23824
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Helen Niedja Ferreira dos SantosPDF- Helen Niedja Ferreira dos Santos3.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito122.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.